segunda-feira, maio 07, 2018

Banda Desenhada Antiga Portuguesa (exposição e conferência)



As Revistas Infantis Portuguesas Ilustradas, são muito apreciadas não só pela nostalgia que exercem em todos pelo inevitável lugar que ocupam no nosso imaginário infanto/juvenil, mas sobretudo porque muitas delas são agora reconhecidas, com justiça, como uma muito importante forma de arte gráfica, pois foram criadas ou tiveram colaboração de muitos dos nossos mais famosos artistas plásticos.
Por outro lado a forçosa perecibilidade a que estão sujeitas, decorrente do suporte em papel e do manuseio descuidado pelos mais novos, faz delas um atractivo campo de colecção, transformando, o conseguir completar cada título, num prazer inolvidável. A dificuldade de completar ou sequenciar as mais antigas é para todos, evidente! Formar uma ou mais colecções de BD, é ainda preservar a nossa cultura, atitude não despicienda nos dias que correm.

(Luís P. Burnay – Livreiro/Antiquário – Livraria Luís Burnay, Lisboa; Maio/2009)

A presente exposição seguida de conferência sobre BD, organizada pela SCALA, tem como propósito relembrar, ou ficar a conhecer, algumas das mais famosas revistas de Banda Desenhada editadas em Portugal ao longo de todo o séc. XX.

Aqui fica o convite para a visitar.

Luís Bayó Veiga

Sem comentários: